Receita caseira deliciosa e saudável: Purê de Abóbora

Nossa receita de purê/puré de abóbora é preparada com abóbora assada e manteiga queimada/brown butter, por isso é levemente adocicada e muito saborosa. A manteiga queimada aporta um sabor que lembra avelãs. É uma receita fácil de preparar, perfeita para acompanhar baião de dois, carne seca acebolada e carnes grelhadas ou assadas, principalmente bovina, suina e ovina.

INGREDIENTES

700 gramas de abóbora (variedade cabotiá ou hokkaido ou manteiga/butternut)

60 gramas de leite (1/4 xícara)

50 gramas de manteiga sem sal (1/4 xícara)

14 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (16 ml | 1 colher de sopa)

5 gramas de sal (1 colher de chá)

0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/4 de colher de chá)

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Asse a abóbora

Prepare o forno: ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.

Asse a abóbora: lave a casca da abóbora, corte ao meio e pincele-a com azeite de oliva ou óleo vegetal neutro. Em seguida, coloque-a sobre papel manteiga. Leve-a ao forno preaquecido para assar até que a polpa esteja muito macia, cerca de 2 horas. Desligue o forno. Nesta receita foi utilizada uma abóbora manteiga/butternut com cerca de 700 gramas.

Retire a polpa da abóbora: com o auxílio de uma colher, retire a polpa que estará muito macia. Coloque-a em uma tigela média e reserve.

Purê de abóbora

Prepare os ingredientes ( ): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Prepare a manteiga queimada/brown butter (opcional): em uma panela pequena, esquente a manteiga em fogo bem baixo. A manteiga irá derreter e surgirá uma espuma na superfície. Em seguida, os sólidos do leite, que estarão separados da gordura, queimarão e irão para o fundo da panela. Neste estágio a manteiga terá um aroma que lembra avelãs. Desligue o fogo. Reserve. É possível preparar esta receita somente com manteiga sem sal, mas a manteiga queimada aporta um sabor e aroma delicioso de avelãs.

Misture os ingredientes: em uma panela pequena, adicione a polpa da abóbora assada, leite, manteiga queimada, sal e pimenta-preta/pimenta-do-reino. Misture.

Purê de abóbora: bata com um mixer/varinha mágica até que se forme uma mistura homogênea e lisa. Em seguida, leve a mistura ao fogo baixo e mexa até que adquira a consistência desejada.

Caso queira um purê com uma textura extremamente lisa, passe-o por uma peneira fina.
Sirva quente!

Comentário do usuário