Um Manjar Branco para a sobremesa não poderia ser melhor

Manjar Branco é uma receita preparada com leite, leite de coco, açúcar, amido de milho/maisena e uma calda de ameixa. Há diversas variações da receita que podem incluir leite de amêndoas, creme de leite/ nata, leite condensado, coco ralado, baunilha, etc. A receita, de origem incerta, foi registrada no século XIII, em um manuscrito anônimo, chamado Enseignements, posteriormente publicado como Le Viandier, do autor Guillaume Tirel dit Taillevent. Esta receita era preparada com caldo de frango, leite de amêndoas, açúcar e sementes de romã.

INGREDIENTES

Manjar de coco

500 gramas de leite 

200 gramas de leite de coco 

90 gramas de açúcar branco 

60 gramas de amido de milho/maisena 

Para untar a forma

14 gramas de óleo neutro, como canola ou girassol 

Calda de ameixa

360 gramas de água filtrada em temperatura ambiente 

250 gramas de ameixa seca

180 gramas de açúcar branco 

3 gramas de canela em pau 

2 gramas de cravo

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Manjar de coco

Prepare os ingredientes : separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Prepare a forma: Unte a forma com óleo vegetal neutro.

Dissolva a maisena/amido de milho no leite: Coloque a maisena/amido de milho e um pouco de leite, cerca de 1/4 de xícara (60 ml), em uma tigela pequena, e mexa até que o amido se dissolva. Reserve.

Cozinhe o mingau: Em uma panela pequena, coloque o restante do leite, o leite de coco e o açúcar. Leve a panela com a mistura ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e junte a mistura de leite com a maisena/amido. Mexa bem com o batedor de arame até formar um creme espesso, cerca de 3 a 4 minutos. O batedor de arame/fouet deixará um rastro no creme. Após a adição da maisena/amido, mexa o mingau/papas constatemente para não empelotar.

Coloque o creme na forma: quando a mistura dos ingredientes formar um creme espesso, desligue o fogo e transfira a mistura imediatamente para a forma untada com uma camada fina de óleo. Cubra-o com plástico filme/película aderente para evitar a formação de uma superfície espessa. Após o resfriamento, leve para refrigerar por no mínimo 3 horas.

Calda de ameixa

Prepare os ingredientes : separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Misture os ingredientes: em uma panela pequena, adicione o açúcar e a água. Mexa até que o açúcar se dissolva. Em seguida, adicione as ameixas, a canela e os cravos. Caso a calda tenha sujado as laterais da panela, limpe com uma espátula de silicone ou pincel.

Faça a calda: leve a mistura com os ingredientes ao fogo médio e cozinhe por 15 minutos. Desligue o fogo e transfira a calda para uma compoteira. Após o resfriamento, mantenha a calda em refrigeração.A calda tem durabilidade de cerca de 10 dias.

Esta é a nossa receita de Manjar Branco. Espero que gostem. O que vocês fazem em casa não será diferente do que eu faço. Todos podem me dar idéias e resultados do processo de produção. Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-nos seus comentários e responderemos o mais rapidamente possível.

Comentário do usuário