Deliciosa e simples cozinha de bacalhau——Arroz de Bacalhau

Arroz de Bacalhau é uma receita preparada com lascas de bacalhau, arroz carolino, tomate, pimentão vermelho, pimentão verde, cebola, coentros, azeite de oliva, alho, paprika doce e sal. A receita, de origem ibérica, é muito consumida durante a Quaresma.

INGREDIENTES

Como cozinhar bacalhau – rende cerca de 250 a 300 gramas de lascas

500 gramas de bacalhau dessalgado em postas médias e/ou finas

1,9  litros de água filtrada em temperatura ambiente 

5 gramas de alho 

0,5 grama de louro

Arroz de Bacalhau

250 gramas de bacalhau em lascas cozido

200 gramas de arroz carolino  

720 gramas da água do cozimento do bacalhau 

200 gramas de tomate 

100 gramas de pimentão vermelho  

100 gramas de pimentão verde 

100 gramas de cebola 

40 gramas de coentros 

14 gramas de azeite de oliva 

10 gramas de alho 

3 gramas de sal

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Como cozinhar bacalhau dessalgado 

Prepare os ingredientes separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.

Ferva a água: coloque 8 xícaras de água filtrada, 1 folha de louro e 1 dente de alho em uma panela média, e leve ao fogo médio para ferver.

Adicione o bacalhau: quando a água ferver, adicione as postas de bacalhau dessalgadas. Quando a água voltar a ferver,  desligue o fogo e aguarde 15 minutos. Retire as postas de bacalhau da água, coloque-as em uma tigela média e espere arrefecer. Não descarte a água do cozimento do bacalhau.

Prepare as lascas: quando as postas de bacalhau arrefecerem, prepare as lascas, com o auxílio de um garfo ou com as mãos, que se soltam facilmente. Retire e descarte as espinhas e a pele.

Arroz de Bacalhau

Prepare os ingredientes separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Corte a cebola, o tomate, o pimentão vermelho e o pimentão verde em cubinhos. Pique o alho e o coentro. Separe e aqueça 720 ml  da água do cozimento do bacalhau. Não lave o arroz carolino.

Refogue a cebola e o alho: em uma panela média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até que fique macia. Em seguida, adicione o alho e refoque até que fique levemente dourado. Tenha atenção para não queimá-lo.

Adicione o tomate, o pimentão vermelho e o pimentão verde: quando o alho ficar levemente dourado, adicione o tomate, pimentão vermelho e o pimentão verde, e refogue até que o tomate esteja macio.

Adicione o arroz e a água: quando o tomate estiver macio, adicione o arroz e frite até que as extremidades estejam levemente translúcidas.O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo do tipo de arroz utilizado ou da marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem. A embalagem do arroz utilizado nesta receita indicava o tempo de cozimento de 15 minutos.

Adicione a água e o sal : quando as extremidades do arroz estiverem levemente translúcidas, adicione a água do cozimento do bacalhau quente e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. A adição do sal dependerá da quantidade de sal remanescente do processo de dessalga do bacalhau. A sugestão de 1/2 colher de chá de sal é para lascas de bacalhau proveniente de bacalhau dessalgado e congelado.

Adicione as lascas de bacalhau e o coentro: quando faltar 2 minutos para o fim da cocção do arroz, adicione as lascas de bacalhau cozidas e o coentro. Prove a receita e, se necessário, ajuste o sal. Misture delicadamente e tampe a panela para que o cozimento finalize. O arroz de bacalhau é um arroz caldoso ou malandrinho em Portugal. Sirva quente!

O arroz de Bacalhau é praticamente um prato completo, servido tradicionalmente em tachinhos. Entretanto, é possível serví-lo com uma salada verde ou brócolis/brócolos cozidos.

Comentário do usuário