SALADA RUSSA: CONFIRA A RECEITA SIMPLES E DELICIOSA

Salada russa ou salada de maionese (em inglês: Olivier salad ou Russian salad) é uma receita de salada preparada com vegetais cozidos e cortados em cubinhos, maionese e sal. No Brasil, geralmente prepara-se com batata, cenoura, ervilha, cebola, vagem ou feijão verde, maionese, pimenta-preta e sal. Há variações que incluem palmito, salsão ou aipo, atum, maçã-verde, ovos cozidos, entre outros ingredientes. Vamos aprender juntos!

INGREDIENTES

300 g de batata cerosa (Cupido, Elisa, Macaca, Marabel e Manitou) ou multiúso (Ágata, Ana, Asterix, Baraka, Baronesa, Cristina, Cristal, Monalisa, Mondial, Asterix, Fontane, Pamela e Yona) (6 unidades pequenas | 1 1/2 xícara de batata cortada em cubinhos de 1 cm)

200 g de cenoura descascada e com as extremidades cortadas (3 unidades médias | 1 xícara de cenoura cortada em cubinhos de 1 cm)

80 g de ervilha congelada (1/2 xícara)

80 g de vagem ou feijão verde frescos ou congelados (1/2 xícara cortada em cubinhos de 1 cm)

80 g de salsão/aipo (1 talo grande | 1/2 xícara de salsão cortado em cubinhos de 1 cm)

80 g de atum em conserva drenado, ao natural ou em azeite de oliva (opcional) (1 lata)

50 g de cebola (1 unidade média)

60 g de maionese (1/4 xícara)

1/2 colher de chá de sal

de pimenta-preta/pimenta-do-reino a gosto

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Prepare os ingredientes ( ): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Lave as batatas, cenoura, vagem e salsão. Descasque as batatas e cenouras.

Pique a cebola: Com o auxílio de uma faca afiada, pique a cebola. Em seguida, coloque-a em uma tigela grande. Reserve.

Corte os vegetais: Com o auxílio de uma faca afiada, corte as batatas, cenouras, vagem e salsão ou aipo em cubinhos de 1 cm. Reserve.

Cozinhe os vegetais: Coloque água em uma panela grande e leve para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque um cesto de cozimento em vapor com as  batatas, cenoura, salsão e vagem (se for fresca) sobre a panela com água fervendo. Cozinhe por 12 a 15 minutos. Para saber se os vegetais estão cozidos, fure-os com um garfo ou faca afiada que deve furá-los com facilidade. Ou experimente-os. Reserve.Em seguida, cozinhe a ervilha e a vagem ou feijão verde (se for congelado) por 5 minutos. Coloque os vegetais cozidos em uma tigela grande. Reserve.

Misture os vegetais cozidos, cebola e o atum (opcional): Coloque os vegetais cozidos na tigela grande, juntamente com a cebola picada e misture bem. Em seguida, desfie o atum (opcional) em conserva drenado e coloque-o com os vegetais, misture bem. Espere uns 10 minutos para que os vegetais esfriem um pouco.

Adicione a maionese: Coloque a maionese e misture delicadamente, até que todos os ingredientes estejam cobertos pela maionese. Em seguida, prove e ajuste o sal e coloque pimenta-preta a gosto. Mantenha em refrigeração até o momento de servir.

Esta é a nossa receita de SALADA RUSSA. Espero que gostem. O que vocês fazem em casa não será diferente do que eu faço. Todos podem me dar idéias e resultados do processo de produção. Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-nos seus comentários e responderemos o mais rapidamente possível.

Comentário do usuário