A melhor opção para acompanhar a refeição——Couve Salteada fresco e refrescante

Couve Salteada é uma receita preparada com couve, alho, azeite de oliva, sal e pimenta-preta/pimenta-do-reino , mas há variações preparada com banha de porco, óleo vegetal e bacon. A receita, de origem portuguesa, chegou ao Brasil no período colonial, e tornou-se um dos principais acompanhamentos dos pratos preparados com feijão.

INGREDIENTES

200 gramas de couve de folhas/couve-manteiga/couve-portuguesa/couve-galega 

15 gramas de alho 

14 gramas de azeite de oliva 

5 gramas de sal 

0,5 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino

INSTRUÇÕES DE PREPARO 

Prepare os ingredientes : separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo. Pique o alho e lave as folhas de couve. Estas folhas podem reter bastante sujeira, por isso lave bem com água. Preferencialmente, seque com centrifugadora/secadora de salada ou papel toalha/rolo de cozinha.

Prepare a couve: com o auxílio de uma faca afiada, dobre a couve ao meio e remova o núcleo rígido.

Corte a couve: após cortar o núcleo rígido, empilhe as folhas de couve. Em seguida, enrole-as firmemente e corte-as em fatias finas, entre 3 a 5 mm de espessura.

Frite o alho: em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Em seguida, adicione o alho picado e refogue até que o alho comece a ganhar uma tonalidade levemente dourada. Cuidado para não dourar excessivamente o alho, que ficará com sabor amargo.

Adicione a couve: quando o alho picado estiver levemente dourado, adicione a couve fatiada. Mexa com cuidado, com o auxílio de uma espátula ou pinça, até que a couve esteja envolta no azeite, e tampe. Cozinhe a mistura com a frigideira tampada, em fogo baixo, por 5 minutos, mexendo eventualmente. Refogar é uma técnica de cozinha que consiste em fritar um alimento com pouca gordura e em baixa temperatura, por isso o o alimento não precisa ser movido constantemente.

Adicione o sal e a pimenta-preta/ pimenta-do-reino: após 5 minutos de cozimento, retire a tampa e adicione o sal e a pimenta-preta/ pimenta-do-reino, mexa e desligue o fogo. Sirva: sirva a couve refogada quente.

Esta é a nossa receita de Couve Salteada. Espero que gostem. O que vocês fazem em casa não será diferente do que eu faço. Todos podem me dar idéias e resultados do processo de produção. Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-nos seus comentários e responderemos o mais rapidamente possível.

Comentário do usuário