Tarte Pastel de Nata——Não perca o sabor clássico!

Creio que o Pastel de Natal é o bolo que nos simboliza, a nós portugueses e, no meu caso, o meu bolo de pastelaria preferido. Andava com saudades de o comer, pelo que saiu esta Tarte Pastel de Nata, que não sendo em doses individuais, deu para matar a saudade! Estes novos tempos que vivemos têm disto, de nos fazer recordar e dar valor a pequenas coisas do dia a dia, neste caso, algo tão simples como ir a uma pastelaria comer um Pastel de Nata. A receita que aqui lhe apresento foi feita em Tarte, mas pode, caso o queira, reproduzi-la em doses individuais de Pastel de Nata. Conte com alguns tempos de espera quando decidir fazer esta tarte, pois o creme deve ser feito com a antecedência necessária para que arrefeça antes de ser colocado sobre a massa. Esta Tarte Pastel de Nata é uma presença obrigatória em festas e reuniões familiares. Se não experimentou, agora tem mesmo que experimentar fazê-la!

Ingredientes:

1 Base Massa Folhada (com Manteiga)

 6 Gemas de Ovo, tamanho L

 500 ml Leite Meio Gordo

 250 ml Água

 70 g Amido de Milho (maisena)

 270 g Açúcar Branco

 1 Limão, apenas parte amarela da casca

 2 Paus Canela

Como fazer:

Comece por peneirar as gemas, rebentando-as e passando-as por um coador de malha fina.

Junte um pouco do leite à gemas, para as diluir. Reserve.

Opte por fazer o creme num tacho onde possa usar uma vara de arames, sem o estragar. Coloque dentro o amido de milho com o açucar e misture.

Adicione as gemas com o leite, começando a juntar em quantidade reduzida, enquando mexe bem. Desta forma evita que se formem grumos. Adicione o restante leite e de seguida a água, sempre a mexer.

Por fim junte ao tacho as cascas de limão e os paus de canela.

Leve o tacho ao lume, médio baixo, mexendo sempre. Quando começar a notar que o creme começa a engrossar no fundo do tacho, comece a mexer vigorosamente para obter um creme liso e brilhante.

Retire as cascas de limão e os paus de canela e transfira o creme para um tabuleiro, para que possa arrefecer.

Tape o creme com película aderente, colocando a película em contato com o creme. Desta forma evita que se forme condensação e também, uma camada grossa à superfície. Deixe arrefecer completamente.

Na hora de cozer a Tarte Pastel de Nata, ligue o forno a 210ºC.

Forre uma tarteira com a massa folhada, deixando o papel vegetal que vem na massa, por baixo, para que depois seja usado para ajudar a desenformar.

Apare a extremidade da massa, caso seja necessário. Pique toda a superfície da massa com um garfo.

Retire a película aderente que tapa o creme e mexa-o para o uniformizar.

Coloque o creme sobre a massa, tendo o cuidado que deixar alguns milímetros até ao bordo da mesma, pois o creme irá subir enquanto coze.

Alise a superfície do creme e leve a tarte a cozer ao forno por aproximadamente 25 minutos, ou até verificar que o creme começa a ficar tostado.

Retire do forno. Desenforme a tarte e deixe-a arrefecer sobre uma grelha.

Esta é a nossa receita de Tarte Pastel de Nata. Espero que gostem. O que vocês fazem em casa não será diferente do que eu faço. Todos podem me dar idéias e resultados do processo de produção. Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe-nos seus comentários e responderemos o mais rapidamente possível.

Comentário do usuário